Mídia

voltar

Qualificação profissional em tecnologia da informação é o caminho para transformação social, afirma presidente da Fenainfo


Autor/Palestrante: Assessoria de Imprensa

Data: 08/07/2021

Brasília, 08/07/2021 – Edgar Serrano lembrou que há uma grande demanda de empresas por profissionais de TICs, mas ainda falta mão de obra qualificada.

A transformação digital é o único caminho para a erradicação da pobreza. A avaliação é do presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Edgar Serrano, que destacou a importância da educação e da qualificação profissional de jovens para o mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como forma de transformação social.

Serrano destacou que os salários acima da média que são pagos no setor de TI pode ser um fator determinante de transformação social, evitando que os jovens sejam “condenados” a profissões medievais que exigem menos qualificação.

“Qual a área permite essa ampla ascensão social através da dignidade do próprio trabalho? Hoje só tecnologia da informação e comunicação. Só está iniciando as profissões. Só 1% das novas profissões existem no mundo. Em 5, 6, 10 anos, que é logo ali, existirão milhares de novos empregos e milhões de jovens disponíveis sem educação”, afirmou durante o lançamento da parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) para aproximar docentes e estudantes do mercado de TICs.

Segundo Serrano, atualmente há muita demanda de empresas na área de TI, mas poucos profissionais qualificados. “Temos milhares de vagas com excelentes trabalhos, mas que não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada. Se entrarem no LinkedIn temos 40 vagas para cada profissional. Mas ao mesmo tempo temos milhares de pessoas sem emprego por falta de qualificação adequada”.

A parceria engloba, entre outros pontos, a realização, durante o Painel Telebrasil 2021, de cursos sobre o setor de tecnologia da informação e comunicação, focados em 5G, IoT, redes de fibra e segurança cibernética. Os cursos serão totalmente gratuitos e terão emissão de certificado para os participantes.

A ConTIC reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de telecomunicações, internet, construção de infraestrutura de redes de telecomunicações e informática. E o Conif é o conselho de proposição e promoção de políticas de formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, que atua na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.